1º FormaLab – Curso de Formação para Audiovisual

Esse é um projeto de formação voltado para profissionais e aspirantes de áreas próximas ao audiovisual!

Não sabe o que é o FormaLab?

1º FormaLab – Curso de Formação para Audiovisual é um projeto de formação voltado para áreas técnicas do audiovisual, tendo como público-alvo principal profissionais já atuantes em suas categorias, porém em outras áreas e que são escassos no mercado de trabalho do audiovisual em Goiás. Idealizado por profissionais que atuam com audiovisual em Goiás e que acompanham de perto a escassez de profissionais em determinadas áreas que necessitam de formação mais específicas e que nem sempre têm relação direta com cinema e audiovisual, ainda que sejam funções fundamentais, o 1º FormaLab –  Curso de Formação para Audiovisual busca se transformar numa alternativa de formação para profissionais que tenham interesse em atuar em algum dos campos multidisciplinares do Cinema, TV e Publicidade.

Módulos

Serão 3 módulos nesta primeira edição do FormaLab.

São eles:

Módulo 1 – Logística para Audiovisual

Dia 07 de Dezembro de 2019

Catering é o serviço de refeições coletivas, consiste no fornecimento de comida preparada e alguns serviços correlatos (copos, louça, toalhas etc.) Produção audiovisual é pura logística; e logística é orquestrar todas as pessoas da equipe, as necessidades básicas delas (comer, dormir, deslocar), ao mesmo tempo que desenrola tudo que diz respeito ao roteiro do filme.

O filme só acontece com equipe trabalhando. Pra trabalhar, a equipe tem que ter descansado, tem que chegar no local de gravação e tem que comer. A produção é responsável por cuidar de tudo: tanto do bem-estar dessas pessoas, como do Set onde elas irão trabalhar.

Nessa oficina, vamos conhecer esse lado B da produção, que fica um pouco mais distante do Set de filmagem, organizando o por trás do por trás das câmeras.

O módulo será ministrado por um profissional que já realiza esse tipo de serviço em Goiás, Tamara Benetti, profissional que se acostumou a produzir filmes na cidade de Goiânia e que possui conhecimento necessário para realizar a oficina.

Módulo 2 – Caracterização Para Audiovisual

Dia 07 de Dezembro de 2019

A caracterização no cinema e no audiovisual é o processo de revelar um personagem através de sua aparência. Este trabalho se diferencia daquele de um maquiador ou cabeleireiro tradicional na medida em que é necessário situar a maquiagem/corte de cabelo na época da trama do filme, levando em consideração as nuances do trabalho que será visto em uma sala de cinema e, mais importante, a necessidade de revelar à audiência, em um simples olhar, a essência do personagem. Assim, o profissional da caracterização para cinema, de posse das técnicas de um cabeleireiro e/ou maquiador, é um artista que trabalha em prol da história a ser contada no filme. No estado de Goiás, conta-se com uma única profissional que executa este trabalho de forma sistemática e refletida para audiovisual, Ana Simiema, que ministrará a oficina de Caracterização para Audiovisual.  


O objetivo deste módulo é oferecer aos participantes o conhecimento teórico e prático sobre esta função particular que trabalha com uma infinidade de detalhes e nuances estritamente técnicas ao mesmo tempo em que, em alguns casos, trata-se quase de um trabalho de artista plástico. É ainda mostrar de forma prática as principais diferenças entre o trabalho de caracterização para audiovisual e o trabalho de maquiagem/corte/estética para eventos e outras situações. O módulo, como já informado, será ministrado por Ana Simiema, das poucas profissionais que executa este trabalho de forma sistemática e refletida para audiovisual em Goiás há vários anos.

Módulo 3 – Gestão Administrativa e Financeira em Audiovisual

Dia 14 de Dezembro de 2019

O profissional de produção executiva exerce uma função importantíssima no departamento administrativo de qualquer produtora e de qualquer projeto, pois estamos todo o tempo lidando com dinheiro incentivado por diferentes órgãos, em diferentes regimes, com diferentes tipos de prestações de contas, além disso, a partir da profissionalização vivida nos últimos anos, as produtoras estão precisando adaptar os seus conhecimentos para que sejam realizadas as contratações de profissionais dentro das regras estabelecidas pelo Estado, conceitos que são muitas vezes desconhecidos pelos pequenos produtores e que são diversas vezes confundidos até mesmo por produtores experientes, que acabam tendo que fazer um papel que não lhes cabe.

O objetivo deste módulo é oferecer a pessoas que já possuem entendimento de contabilidade, gestão e de todas as suas rotinas, as características e particularidades de se trabalhar com gestão administrativa no âmbito do audiovisual, para empresas produtoras com regulação da Ancine, com obrigações perante órgãos públicos diferentes em cada projeto executado, prestações de contas de diferentes formatos, em diferentes instâncias, burocracias governamentais específicas de editais culturais, conceitos básicos de produção executiva e gestão de projetos incentivados, contratação de pessoal em projetos incentivados, entre outros pontos característicos.

Para este módulo já contamos com profissional Micael Vieira Bispo da Silva e Lidiana Reis, dois produtores executivos da cidade de Goiânia que possuem experiência em produção de longas, curtas, eventos, seminário, entre outros.

Regulamento:

Veja a lista de selecionados!

OFICINA DE CARACTERIZAÇÃO

Adriely Bragatto

Ailton Gonçalvez dos Santos

Amanda Polveiro

Delícia Eurípedes Guimarães

Durlione dos Santos Ramalho

Isadora Pedroso Alves

Izabela Nascente

Jaqueline Fonseca Veiga

Jessika Lorrane Araújo de Carvalho

Jhennifer Cris

João Pedro Bento Ribeiro

Lucas

Maiara Mundim

Márcia Daniele de Souza Carvalho

Marina Alice

Paulo Sérgio Garcia

Sylvester Thomas de Carvalho

Victor Hugo Vieira Cantuária

Vinicius Pinto Texeira Silva

Vinícius Souza Resende

Wallace Sousa Soares

OFICINA DE LOGÍSTICA

Amanda Pereira Ramos

Ana Carolina de Oliveira Lima

Arthur Silva de Resende

Bruno Pereira Mendes

Kassio Pires

Nathalia Lourenço Amaral

Polyana Alves Viana

Rafaela Karen Berté

Sabrina Del Bianco

OFICINA DE GESTÃO

Amanda Costa

Ana Carolina de Oliveira Lima

Bruna Petrone Chamelet

Durlione dos Santos Ramalho

Eduardo Carvalho

Gabriel Cunha Vilela

Gledson Ramalho Costa

Iara Cristina Daniel Rodrigues

Isaac Brum Souza

Jacqueline Ribeiro Rosa

Laura Alves de Souza

Lucas Wagner Alves Ribeiro Nunes

Lucinete Morais

Nathalia Lourenço Amaral

Nayara Tavares Silva

Nivia Neves

Paula Cristiny Pereira da Silva

Polyana Alves Viana

Sabrina Del Bianco

Samuel Peregrino

Vinicius Pinto Texeira Silva

Yolanda Barros Margarida Freire

Um e-mail com as informações necessárias foi compartilhado com os contatos de cada selecionado!

Nos vemos nas oficinas!!!